Caso clínico

Facetas Cerâmicas e Estética Oral

Antes

Depois

Após uma avaliação criteriosa, o profissional pode indicar o uso das facetas cerâmicas ou “lentes de contato dental” para diversos casos, assim como: dentes curtos, quebrados, escuros, danificados, mal posicionados, entre outros. A técnica utilizada para o uso de facetas cerâmicas, é a que mais preserva a estrutura dos dentes, pois o desgaste feito para a sua aplicação é mínimo.

Uma paciente jovem, sexo feminino, de 24 anos, não conseguia se sentir à vontade ao sorrir, pois apresentava um sorriso com aspecto infantil. Assim sendo, ela nos procurou com o intuito de melhorar a estética do seu sorriso.

Na sua primeira consulta observamos que a mesma apresentava dentes muito pequenos, excesso de gengiva (o que os tornava menores ainda) e ausência do dente lateral superior direito, o que levou o canino a ocupar a posição dele.

Além disso, a coloração dos dentes estavam incompatíveis, se comparado as antigas facetas de resina colocadas no canino superior direto, nos dois centrais e no lateral esquerdo.

Faltando 7 meses para a sua formatura, a paciente não teria como se submeter a um tratamento ortodôntico, para melhorar o alinhamento dos dentes, devido ao tempo que este iria levar.

Após análise, concluímos que seria possível obter um excelente resultado com o uso de facetas cerâmicas para a correção das imperfeições apresentadas, oferecendo assim, um resultado mais rápido para este caso clínico.

O planejamento proposto foi através do estudo e integração de várias especialidades com as profissionais: Sônia Canto – CRO-RJ 11640, Aline Canto – CRO-RJ36133 e pela Dra. Larissa Braga, CRO RJ, conforme segue:

1 – Fazer um estudo laboratorial através de um enceramento diagnóstico;

2 – Acerto do contorno gengival através da cirurgia de aumento de coroa clínica de canino a canino;

3 – Um mês após a cirurgia foi realizado o clareamento dos dentes;

4 – Novo enceramento foi feito após conseguirmos um contorno gengival ideal, o qual nos serviu de base para a confecção de um MOCKUP, que é um procedimento de simulação direto na boca da paciente com resina bisacrílica, para visualizarmos a forma que ficaria o trabalho final;

5 – Com o enceramento, vimos a necessidade de incluirmos os pré-molares em ambos os lados para a confecção de facetas cerâmicas.

Uma vez o planejamento aceito pela paciente, partimos para a realização das próximas etapas:

1 – Preparo para a faceta de 9 dentes (do 2º pré-molar direto ao 2º pré-molar esquerdo);

2 – Moldagem;

3 – Confecção das facetas provisórias.

Encaminhamos as facetas para serem confeccionadas pelo Laboratório MW. O caso clínico foi finalizado com a cimentação e ajuste das 9 facetas cerâmicas. Apresentamos o resultado alcançado através da expressão do sorriso da paciente, após a finalização do trabalho executado.

Este Caso Clínico envolveu as diversas especialidades encontradas em nossa clínica para alcançar os resultados obtidos.

Eai, gostou do resultado?