Vamos beijar muito, mas com responsabilidade!

Que beijar é muito bom, isso todo mundo sabe, não é mesmo? Mas, conhece aquele velho ditado: “Quem vê cara, não vê coração”? É o que sempre alertamos a todos os nossos familiares, amigos e clientes: Atenção as doenças causadas através do beijo!Muitas das vezes a pessoa possui uma excelente aparência, mas esconde vários focos de doenças transmissíveis e o famoso beijo na boca está entre os líderes na transmissão de doenças infectocontagiosas. Muitas pessoas desconhecem, as doenças que podem ser causadas através do “beijo na boca” mas vamos falar sobre elas, sem nenhum tabu! Antes de qualquer coisa, deve-se dizer que o beijo na boca é um ato totalmente saudável e aprovado pela grande maioria dos médicos, mas sempre com responsabilidade. Afinal, além do carinho e afeto transmitidos durante o beijo, também se compartilha a saliva e nela muitos sais minerais e uma variedade de vírus e bactérias, alguns deles causadores de doenças. Veja a lista dessas doenças, e pense bem antes de sair no carnaval, beijando várias pessoas, sem o mínimo de critério. Confira também alguns cuidados para curtir uma folia só com surpresas boas!

Mononucleose (vírus Epstein-Barr) É conhecida como a “doença do beijo”. É assintomática. Nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios.

Herpes Aparece geralmente quando a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.

Cárie Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo, Sabia? Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na higiene bucal.

Gripe suína (H1N1) Transmitida principalmente através do espirro e beijo. Tem os sintomas equivalentes ao de uma gripe comum. Recomenda-se lavar bem as mãos.

Meningite A transmissão da meningite preocupa os médicos, já que a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas.

Sífilis A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual.

Alguns cuidados são recomendados:

  • Mantenha sempre as mão lavadas;
  • Redobre o cuidados com a higiêne bucal durante os dias de folia;
  • Evite beijar muitos(as), principalmente na mesma noite. Evita a proliferação;
  • Se possível, agende uma visita ao seu dentista antes e depois do carnaval!

Dentistas também recomendam atenção: Observe se a pessoa tem todos os dentes ou se eles estão amarelados e/ou escurecidos. Se uma das repostas for sim, faça a fila andar e chame o próximo. E boa folia!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *