Afta
A afta é uma lesão que ocorre na cavidade bucal que pode aparecer em qualquer lugar: língua, lábios, gengiva, garganta, entre outros. Sua forma é arredondada, esbranquiçada ou amarelada e não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.
Bruxismo
O Bruxismo é uma condição na qual o indivíduo range ou aperta os dentes, muitas das vezes inconscientemente, à noite durante o sono, ou até mesmo durante o dia.
É um mal que atinge pessoas de todas as idades, sendo mais frequente entre os 15 e 35 anos e com maior prevalência nas mulheres. Suas causas estão relacionadas com problemas emocionais, tais como o estresse e ansiedade.
Cárie Dentária
A cárie é uma doença infecciosa transmissível, provocada por bactérias que destroem o dente, formando neste, uma cavidade que, quando não tratada, pode destruí-lo totalmente.
Dente quebrado (avulsão)
Uma das principais causas da perda de dentes anteriores permanentes é o traumatismo dentário, que pode provocar a avulsão (deslocamento do dente do seu alvéolo), isto é, o dente sai inteiro, com raiz e tudo.
Nesses casos, o procedimento mais conservador é o reimplante do próprio dente. Para isso, recomendamos os seguintes cuidados:
– Armazenar o dente avulsionado em água limpa, saliva, soro fisiológico ou leite gelado, sendo este último, o mais indicado;
– Procurar um cirurgião-dentista no intervalo de tempo entre 30 minutos (o mais recomendado), até 60 minutos após o acidente, para que o profissional possa realizar o reimplante do dente.
Dor de Dente
A dor de dente pode ter diversas causas, assim como a presença de cáries, inflamações, dentes trincados ou fraturados, problemas na polpa do dente ou na gengiva, sensibilidade a alimentos quentes ou frios, abcessos, entre outros.
Diastemas
Ao excesso de espaço entre os dentes, chamamos de diastemas. Estes podem ter a natureza fisiológica ou patológica, isto é, o primeiro faz parte do crescimento e desenvolvimento da dentição do indivíduo, enquanto o segundo, pode ser causado por diversos fatores, assim como: hereditariedade, inserção de freio labial, ausência de dentes, doença periodontal, entre outros. O espaço entre os dentes favorece o acúmulo resíduos alimentares, o que pode ocasionar cáries e outros problemas bucais. Não é apenas um problema estético. Se for muito acentuada, pode interferir na fala do paciente.
Excesso de Gengiva
O “sorriso gengival” pode ser causado por fatores orais e extra-orais. A pessoa pode ter uma exposição gengival grande, devido a um aumento do crescimento vertical da face; projeção horizontal da maxila; lábios curtos, assim como a maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior; altura de gengiva inserida aumentada, entre outros.
Gengivite
A gengivite é uma doença resultante da formação da placa bacteriana sobre os dentes, resultando em processos inflamatórios causados pela ação de microorganismos. Sangramento, inflamação gengival e mobilidade dental, são alguns dos sintomas mais comuns dessa doença.
Herpes Labial
O herpes labial é uma infecção causada por um microrganismo chamado vírus do herpes simples (HSV).
O vírus passa através da pele, percorre um nervo e esconde-se numa junçãonervosa, até ser reativado.
Vários fatores, incluindo resfriado, gripe, indisposição gástrica, menstruação, fadiga, transtorno emocional, stress, ferimento e luz solar intensa.
Uma vez reativado, o vírus viaja novamente pelo nervo até a pele, onde causará o herpes labial.
Periodontite
A doença periodontal ou da gengiva é uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. É uma doença bacteriana que atinge gengiva, osso e ligamento periodontal (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com osso). É caracterizada por inflamação crônica causada pelo acúmulo de placa bacteriana, ocasionando a perda de osso e demais estruturas de suporte dos dentes. Entre os dentes e gengivas, são formadas bolsas inflamatórias, que dificultam a higiene e facilita que a doença se instale, o que pode ocasionar a perda de um ou mais dentes.
Tártaro ou Cálculo Dental
O que é Tártaro?
Tártaro ou cálculo dentário surge devido a calcificação da placa bacteriana ou biofilme dental, causado pela má higiene bucal. Quando se forma sobre a gengiva, o tártaro irrita estes tecidos causando a gengivite.
Ele é facilmente identificado por sua cor amarelo escurecido e com textura enrijecida, tanto na base, quanto entre os dentes.