Reabilitação oral com prótese sobre implante
Nesta semana, o nosso caso clínico será sobre a Reabilitação Oral de um paciente de 56 anos, do sexo masculino, que chegou relatando, como queixa principal, a insatisfação total com a sua estética oral e também com a sua função mastigatória.
Após várias perdas dentárias e devido às próteses mal adaptadas, que não seguiram os padrões protocolares de execução, houve o desgaste dos dentes remanescentes, ocasionando a perda de dimensão vertical, planos oclusais e comprometimento funcional.
Durante sua consulta de avaliação, foram analisados todos os problemas que precisavam ser corrigidos e foi apresentado ao paciente, um plano de tratamento que integrava as especialidades de Periodontia, Prótese Dentária e Implante, para o alcance dos resultados esperados e cada uma de suas etapas.
Abaixo, apresentaremos uma seqüência de fotos da inicial à final, para mostrarmos tanto a evolução, quanto a complexidade deste caso clínico de Reabilitação Oral.
Planejamento aceito, demos início ao nosso trabalho! Através de uma conversa orientada, conscientizamos o paciente sobre a necessidade e a importância de manter uma boca saudável para a sua saúde geral e realizamos o tratamento da seguinte forma:
Na primeira etapa, a Periodontia, realizou sessões de raspagem, profilaxia, fluorterapia e orientações de higiene oral.
Depois de restabelecida a saúde oral do paciente, a segunda etapa consistiu na realização da moldagem para a confecção dos modelos de estudo, os quais foram colocados em um articulador semi-ajustável, seguindo os registros da mordida do paciente. Com os modelos articulados, foi realizado o enceramento de diagnóstico de todos os elementos reanatomizando a forma dos dentes e acertando os planos oclusais.
Com base no enceramento acima, encaminhamos as coroas provisórias para serem confeccionadas em laboratório e assim que retornaram, foram cimentadas e adaptadas, devolvendo ao paciente mais saúde oral, funcionalidade mastigatória e estética ao seu sorriso.
Já na terceira etapa, após atingir o equilíbrio Perio-Prótese, foi feito o planejamento da fase de cirúrgica, envolvendo a especialidade de Implantodontia. O paciente já possuía 04 implantes na arcada inferior (na região posterior) e foram colocados 05 implantes na arcada superior.
O período pós-cirúrgico levou o tempo necessário para o restabelecimento articular, muscular, tecidual e ósseo. A última etapa dessa Reabilitação Oral, consistiu na confecção laboratorial e cimentação de:
- Coroas cerâmicas metal-free LAVA (sem metal);
- Coroas Metalo-cerâmicas;
- Coroas Metalo-cerâmicas sobre implantes.
Dessa forma, devolvemos ao paciente a sua autoestima e a vontade de sorrir para a vida, além das condições necessárias para a manutenção de sua saúde geral.
Em casos clínicos de Reabilitação Oral, como este, o trabalho em equipe, o entrosamento entre profissionais e a parceria paciente/cliente funciona e traz resultados para todos. Confira o resultado!
Tenho 47 anos e uso dentadura superior desde os 15 anos, na parte inferior tenho 6 dentes mais nao estao bons, e tenho um sonho em um dia ter um sorriso bonito, Agora vendo essa reportagem vejo que ainda posso realizar.
Gostaria de saber se e possivel fazer esse implante.
sou do interior do Rio de Janeiro e nao tenho muito acesso ao Rio, peço se for possivel me responda meu email me informando se e possivel e o valor em media de quanto pode custar.
Desde ja fico grata e espero ansiosa pela resposta.
Boa Tarde, Iveth!
Pode nos encaminhar um email e telefone de contato através do email: comercial@soniacanto.com.br, para trocarmos informações mais precisas?
No aguardo,
Atenciosamente,
Instituto Sônia Canto
Qto tempo leva um tratamento desses.
Não teria q ficar sem a protese
Olá, Carla! Boa tarde!
Cada caso clínico depende de uma avaliação criteriosa.
Após feita esta análise é que conseguimos mensurar o tempo necessário para a finalização do tratamento.
Independente disso, nenhum paciente fica sem o uso de uma prótese provisória, até que finalize o tratamento com as próteses finais.
Qualquer dúvida, fique à vontade e entre em contato.
Att,
Instituto Sônia Canto de Odontologia