Perguntas & Respostas
Aqui, você poderá encontrar a resposta para a sua dúvida.
Aqui, você poderá encontrar a resposta para a sua dúvida.
Quantas vezes ao dia eu devo escovar os dentes?
Não existe um número certo de escovações. Indicamos que os dentes sejam escovados, sempre após às principais refeições. Mas se a pessoa tem por hábito, ficar “beliscando”, é bom ter sempre por perto uma escova de dentes e caso isso não seja possível, bochechar com água após ingestão de alimentos doces ou grudentos.
Como escolher a melhor escova de dentes?
A melhor escova de dentes é aquela que melhor se adapta ao tamanho da sua boca. No mercado existem inúmeros tipos e o que recomendamos é que ela seja macia. Evite usar escovas duras ou fazer força ao escovar os dentes, pois isso pode prejudicar o esmalte dos dentes e machucar a gengiva, causando sensibilidade e dor. Além disso, recomendamos a troca da escova de dentes a cada 03 meses e sempre após algum tipo de virose ou resfriado.
É necessário passar o fio dental?
É de suma importância o uso do fio dental após as refeições, complementando a escovação, pois este alcança aonde a escova não consegue ir, removendo a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e a gengiva.
Para não esquecer de usar o fio dental, é só deixá-lo próximo à escova de dentes e assim, fica mais fácil lembrar.
Existem vários tipos de fios e cada um se adapta melhor a este ou àquele. O importante é usá-lo diariamente.
Qual a forma correta de escovar os dentes?
Escovar os dentes requer paciência e de nada adianta encher a escova de creme dental e escovar os dentes em 10 segundos, achando que o hálito está maravilhoso e os dentes livres de placas bacterianas. O tempo médio de escovação para que seja eficaz é de 1 minuto. Então, nada de pressa!
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana ou biofilme é uma película transparente formada por bactérias e resíduos alimentares que se alojam sobre os dentes. Caso não seja removida diariamente através da escovação, pode causar a gengivite e/ou a doença periodontal.
O que é gengivite?
A gengivite é a infecção da gengiva, causada pela placa bacteriana ou biofilme, que se forma sobre os dentes quando a escovação é deficiente. Alguns sintomas da gengivite são: gengiva vermelha, inchada ou flácida; sensação de dor na gengiva; presença de sangue durante a escovação ou ao usar o fio dental; dentes moles; mau hálito e gosto ruim na boca.
O que é doença periodontal?
A doença periodontal é uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que envolvem os dentes. Além disso o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. Quando a gengiva se afasta dos dentes, forma a chamada bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos.
O que é sensibilidade dentária e qual a sua causa?
A sensibilidade dentária é em geral, causada pela pela perda do esmalte, presença de cáries, retração gengival, durante tratamentos de clareamento dental, entre outros. Quando alimentos quentes, frios ou com alto teor de acidez são ingeridos, causam dor e incômodo.
Para identificar o que está causando a sensibilidade dentária é necessário consultar o seu dentista, para que ele possa averiguar o problema e traçar um tratamento adequado para que seja realizado tanto no consultório quanto em casa.
Qual o melhor remédio para a dor de dente?
A dor de dente pode ter diversas causas. Indicamos que você tome um analgésico do seu uso e procure um dentista com urgência, para que ele possa diagnosticar a causa e combatê-la.
Qual a importância em combater a cárie?
A cárie é considerada uma doença contagiosa e se não for tratada, com o tempo ela se desenvolve e pode destruir um ou mais dentes. Quanto mais cedo ela for detectada, menores serão os prejuízos materiais (no dente) e financeiros.
Caso a cárie atinja a polpa (nervo), este pode resultar em um infecção na raiz do dente, sendo necessário fazer o tratamento do canal e em último caso, pode chegar a necessidade de extração do dente.
Fazer tratamento de canal dói?
O tratamento de canal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não dói. Isto é, a pessoa não sente dor durante os procedimentos, pois primeiramente é usado um anestésico tópico (usado na gengiva), para que o paciente não sinta nenhum incomodo e somente quando o dente está completamente anestesiado é que o profissional acessa o canal do dente para realizar a retirada da polpa do dente. Após a retirada, o dente passa a ter sensibilidade quase nula, evitando que o dente volte a doer.
O que fazer quando um dente quebra?
Quando um dente quebra, a primeira coisa a ser feita é procurar um dentista protesista, para uma avaliação criteriosa através de exame clínico e radiográfico, onde será verificada a necessidade ou não de fazer um tratamento de canal (endodontia). A reconstrução da área fraturada é feita com resina composta fotoativa e a sessão dura em torno de 2 horas. Nestes casos, sempre indicamos uma revisão periódica para acompanhamento da evolução do caso clínico, de 06 em 06 meses, através de radiografias.
Para que servem as facetas dentárias?
As facetas dentárias são próteses feitas de resina ou de porcelana bem finas, usadas para fazer a correção de dentes que estão com a aparência comprometida. Geralmente é indicado para corrigir dentes: quebrados, trincados, desgastados, com manchas que o clareamento dental não consegue resolver; desalinhados ou após tratamentos ortodônticos, para corrigir espaços entre os dentes (diastemas), dando-lhes uma aparência mais natural.
Para que serve a coroa dentária?
A coroa dentária é utilizada para substituir a ausência de um dente ou mesmo fortalecer um existente. Atualamente, as mais indicadas são feitas com: Cerâmica (porcelana), devido a naturalidade da cor e sua resistência e também a de Metalocerâmica (metal e porcelana), por serem muito mais resistentes. Dependendo de avaliação do Protesista, pode ser feita a indicação de uma outra.
Para que serve a limpeza dos dentes no consultório?
Nosso objetivo é manter uma boa qualidade da saúde bucal do paciente e identificar se existem placas bacterianas, cáries, infiltrações e manchas externas, devido a ingestão de alimentos com muitos corantes e de hábitos como o fumo.
A limpeza e conservação dos dentes evita que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil o tratamento.
Durante a consulta, o paciente recebe instruções sobres técnicas apropriadas de escovação e do uso do fio dental, para que o acúmulo de placa possa ser reduzido e a formação de cálculo, evitada.
Geralmente é feito um aconselhamento sobre dieta, ajudando na compreensão dos efeitos nocivos do consumo de açúcar e carboidratos refinados, assim como a sua ação sobre a saúde bucal.
Como é feita a limpeza dos dentes no consultório?
Durante a limpeza, jatos de bicarbonato de sódio removem a placa bacteriana. O aparelho de ultrassom e a limpeza manual (raspagem) retiram o tártaro e peróxidos leves podem ser utilizados para eliminar algumas manchas externas.
A limpeza dos dentes feita no consultório, os deixa mais claros?
A limpeza proporciona um certo grau de clareamento aos dentes, principalmente de feita com freqüência, mas isto depende de cada pessoa, da sua genética, idade e hábitos alimentares.
Qual o tempo ideal para a manutenção da limpeza?
Indicamos uma limpeza periódica (6 em 6 meses) a todos os nossos clientes, contribuindo assim para que a sua saúde bucal seja preservada.
Alguns pacientes são aconselhados a fazerem em menos tempo, dependo do grau de necessidade.
A manutenção desta limpeza deverá ser feita em casa, através do uso do fio dental e da escovação diária após as refeições.
O que é doença periodontal?
A doença periodontal ou da gengiva é uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. É uma doença bacteriana que atinge gengiva, osso e ligamento periodontal (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com osso).
A doença periodontal pode acarretar outros tipos de doenças?
Pesquisas mostram inter-relação de doenças periodontais com doenças sistêmicas, tais como doenças cardíacas, respiratórias, osteoporose, nascimento de crianças prematuras e crianças com baixo peso. Perder um ou mais dentes acarreta diversos problemas que desequilibram todo o sistema bucal, atrapalhando a mastigação, fonação, estética, perda de mais dentes, cárie e/ou agravo nas doenças gengivais, propiciando a reabsorção óssea dos maxilares.
Qual a periodicidade de um tratamento periodontal?
Cada caso clínico recebe um tipo de orientação para o tratamento periodontal, que pode ser desde uma revisão periódica de 6 em 6 meses, ou em casos mais severos, onde existe a doença periodontal, após sessões de raspagem e controle, o profissional indica períodos menores de revisão, de 3 em 3 meses.
O tratamento periodontal, assim como as manutenções realizadas periodicamente, também vistos como procedimentos necessários não só à saúde bucal, mas também à saúde geral.
Como são feitas as restaurações estéticas?
As restaurações estéticas são realizadas com materiais que reproduzem a cor e a textura do dente natural que, além de reabilitar a função mastigatória, visa recuperar a estética e a harmonia do sorriso.
Elas são feitas em resinas compostas e na grande maioria das vezes são realizadas diretamente sobre o dente a ser recuperado. O material a ser utilizado deverá atender as propriedades mecânicas e óticas, para que possa reproduzir a estrutura dental o mais natural possível.
Doença Periodontal tem cura?
As doenças periodontais são entidades crônicas que não são passíveis de cura, mas somente de um controle. Entretanto, ambas as formas de terapia periodontal (cirúrgica e não cirúrgica) são efetivas em paralisar o processo infeccioso.
O conceito de que a doença necessita de manutenção periódica preventiva não deve significar necessariamente que a cura não foi atingida.
O que é necessário para restaurar dentes anteriores (frontais) para que pareçam naturais?
Quando feitas em dentes anteriores, as restaurações estéticas com resinas compostas requerem muito conhecimento técnico, atenção e habilidade artística do profissional, pois são minuciosos os detalhes que precisam ser observados, para que seja elaborado um planejamento adequado e escolhida a técnica restauradora ideal.
O material a ser utilizado deverá atender as propriedades mecânicas e óticas, para que possa reproduzir a estrutura dental o mais natural possível.
Por que muitas pessoas estão buscando a colocação de facetas ou lentes de contato dentais?
Além da saúde bucal, a busca por tratamentos estéticos, tem se intensificado nos últimos anos.
Um sorriso bonito tem se revelado como uma das partes mais notadas pelas pessoas, pois faz parte da apresentação pessoal, seja no convívio diário, em atividades sociais ou no ambiente de trabalho.
Ter dentes mais claros, alinhados e com uma forma mais harmônica é sinônimo de saúde, juventude e beleza.
Qual a forma mais rápida de obter resultados estéticos nos dentes?
A colocação de facetas ou lentes de contato dentárias são uma boa opção para quem procura uma solução rápida e prática.
Quais as principais diferenças entre facetas e lentes de contato dentais?
A principal diferença entre elas está no tipo (porcelana ou cerâmica) e na espessura.
As lentes de contato dentais possuem uma espessura bem fina e o desgaste necessário na estrutura dentária é mínimo. Elas são indicadas para casos onde os dentes apresentem uma boa coloração e que tenham apenas pequenos defeitos na sua estrutura ou forma.
Já as facetas, precisam de um desgaste maior da estrutura dentária e podem ser usadas para mudar a forma e a cor dos dentes.
As facetas ou lentes de contatos dentais são indicadas em quais casos?
Indicamos o seu uso em caos de dentes com:
1 – manchas causadas por medicamentos;
2 – restaurações defeituosas;
3 – apinhamento;
4 – excesso de espaços entre eles (diastemas);
5 – defeitos na formação do esmalte, entre outros.
Facetas e lentes de contato dentais sempre são indicadas?
Conforme os casos abaixo, nem sempre as facetas ou lentes de contato dentais são indicadas, caso o paciente:
1 – Tenha uma superfície dental com pouco esmalte;
2 – Apresente uma sobre mordida profunda;
3 – Tenha hábitos de bruxismo ou briquismo (apertamento e ranger dos dentes);
4 – Apresente hábitos parafuncionais, como roer unhas, morder objetos;
5 – Faça uma higiene bucal deficiente.
Qual o segredo para ter dentes claros?
O clareamento dental é uma técnica na qual são utilizadas determinadas substâncias visando remover manchas e pigmentações dos dentes dando-lhes uma cor mais clara e natural.
Pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração ou que apresentem pequenas restaurações estéticas em resina composta.
Como é feito o clareamento dental?
O clareamento pode ser feito de 03 formas:
1 – No consultório: mínimo de duas a três sessões com gel clareador à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led;
2 – Em casa, através do uso de uma moldeira feita no laboratório, na qual o paciente coloca o gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 15 ou 20%), conforme a recomendação do dentista, durante 4 semanas, com acompanhamento e avaliação semanal do profissional;
3 – Através da combinação das duas técnicas acima citadas.
Qual a melhor idade e para quem é recomendado o clareamento dental?
A idade ideal para iniciar o clareamento dental é após os 15 anos de idade. Recomendamos principalmente para ex-fumantes ou fumantes que desejam reduzir as manchas provenientes deste hábito ou qualquer outro paciente que deseje elevar sua auto-estima através de uma aparência mais jovem e saudável.
Existe alguma contra-indicação para quem quer fazer o clareamento dental?
O clareamento é contra-indicado para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outro problema bucal.
Gestantes podem fazer Clareamento Dental?
Artigos científicos não realatam influência, mas não indicamos em gestantes e lactantes.
Quais as reações que podem ocorrer durante o clareamento dental?
Sensibilidade nas gengivas: caso isto ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista.
Sensibilização dos dentes: este incômodo passa com o tempo, e pode ser usado cremes dessensibilizantes ou ser feita a utilização de flúor na moldeira.
Em quanto tempo em média, dura um clareamento dental?
A duração dos efeitos de um clareamento dental dependerá , em sua maior parte dos hábitos alimentares, da higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café e consomem alimentos muito pigmentados, o clareamento dental precisa ser refeito uma vez por ano para se manter. Já os que não têm possuem estes hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos.
O que precisa ser evitado durante o clareamento dental?
1 – Fumar;
2 – Tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/Pepsi);
3 – Bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina;
4 – Ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, a beterraba, etc.
O que significa fazer um implante dental?
Significa implantar uma espécie de “raiz artificial”, que servirá de suporte para uma prótese ou coroa em porcelana que irá substituir o dente ausente.
Quais as etapas para realizar um implante dental?
Quando um paciente deseja fazer um implante, ele passará pelas seguintes etapas, até a colocação da prótese:
1ª etapa: será feita uma avaliação da anamnese do paciente para saber as condições gerais da sua saúde e caso haja a necessidade, serão solicitados exames adicionais;
2ª etapa: será feita a cirurgia para implantar a raiz, no próprio consultório e sob anestesia local;
3ª etapa: será feita a reabertura do implante, para expor a raiz implantada e fazer a colocação do espaçador para receber a prótese provisória;
4ª etapa: é a etapa final para a colocação da prótese ou coroa;
5ª etapa: será feita a revisão, para avaliação das condições do implante e da gengiva.
A cirurgia de implante dói?
A cirurgia de implante é realizada em consultório e sob anestesia local. Nos primeiros dias pode ocorrer um certo desconforto e inchaço, porém, podem ser controlados com medicamentos que o dentista irá prescrever, de acordo com a necessidade.
Em toda cirurgia de implante é necessário fazer o enxerto ósseo?
Somente se houver reabsorção óssea, isto é: quando ocorre a perda de um dente e do osso que estava ao redor da raiz. Só quando não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repô-lo através de uma cirurgia de enxerto ósseo ques podem ser feitos antes ou durante a colocação do implante.
Quais os cuidados que se deve ter antes de uma cirurgia de implante?
1 – Alimentar-se normalmente nos dias anteriores à cirurgia;
2 – Evitar álcool e atividades físicas 24 horas antes da cirurgia;
3 – Alimentar-se normalmente (sem exageros) até 2 horas antes da cirurgia;
4 – Tomar corretamente a medicação recomendada;
5 – Evitar fumar.
Quais os cuidados que se deve tomar após uma cirurgia de implante dentário?
1 – Repousar: evitar exposição solar, falar pouco, evitar fumar;
2 – Deitar com a cabeça mais alta que o corpo;
3 – Fazer banhos com a solução recomendada (não bochechar);
4 – Escovar com cuidado a região dos pontos;
5 – Aplicar gelo externamente (usar hidratante na pele) por 15 minutos a cada hora, nas primeiras 24/48 horas;
6 – Tomar corretamente a medicação recomendada;
7.Dieta de alimentação líquida/pastosa nas primeiras 48 horas. Após este período retornar com a alimentação normal, evitando alimentos crocantes e granulados (granola, torradas, bolachas, pão, sucrilhos). Dar preferências a massas e legumes cozidos.
Orientações Complementares:
1 – Se houver sangramento, comprimir a região com compressa de gaze por 30 minutos.
2 – A presença de edema (inchaço) por aproximadamente 72 horas é normal.
3 – Caso haja aparecimento de hematomas na boca ou na face entrar em contato conosco.
4 – Respeitar as orientações sobre o uso de próteses sobre as regiões tratadas.
5 – Em caso de dúvidas fazer contato por telefone.
Como é feito o tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico ocorre da seguinte forma:
O que é sorriso gengival?
O famoso “sorriso gengival” pode ser causado por fatores orais e extra-orais, assim como: aumento do crescimento vertical da face; projeção horizontal da maxila; lábios curtos, maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior; altura de gengiva inserida aumentada, entre outros.
O que é plástica gengival?
A gengivoplastia é uma cirurgia odontológica que corrige essencialmente a estética e a harmonia do sorriso.
Após uma avaliação criteriosa, feita pelo profissional, esta pode ou não ser indicada.
A correção do excesso de gengiva é feita por meio de uma gengivectomia, remoção de parte dos tecidos gengivais , seguida pelo procedimento de remodelação estética (Plástica Gengival). O pós-operatório leva de uma semana a 10 dias.
Quais os cuidados devem ser tomados após uma cirurgia de plástica gengival?
1 – Não fazer bochechos nos primeiros dias;
2 – Dormir com a parte de trás da cabeça apoiada em travesseiro mais alto que a posição do corpo;
3 – Sempre manter a higiene bucal rigorosa das áreas não envolvidas na cirurgia, higienizando a área operada com gaze embebida em soro fisiológico, não permitindo assim o acúmulo de resíduos alimentares na região;
4 – Tomar corretamente a medicação prescrita nos horários indicados;
5 – A alimentação deve ser líquida ou pastosa e sempre fria.
6 – Durante a primeira semana, deve-se evitar alimentos duros, pegajosos, crocantes
7 – Comparecer para revisão no dia marcado para remoção dos pontos e controle.
Dor leve e incomodo é normal nos primeiros dias e passa com o medicamento indicado.